Os snacks noturnos antes de dormir são sem dúvida um dos pequenos prazeres da vida. Mas já pensou em como podem afetar a qualidade do seu descanso?
No artigo desta semana falamos sobre snacks noturnos, e quais as nossas recomendações para que o seu sono se torne mais restaurador, mas também o que deve evitar!
Sobre ceias e snacks noturnos
A perceção geral sobre a ingestão de alimentos as hora smais tardias da noite é que é algo a ser evitado, fazendo com que tradicionalmente, o recomendado seja evitar refeições antes de dormir. Existem inclusive estudos que afirmam que a ingestão de alimentos neste momento do dia, nomeadamente alimentos ricos em açúcares e carbohidratos pode contribuir para a obesidade e fazer com que o processo de adormecer se torne mais longo.
Apesar disto, os estudos mais recentes apontam que cear pode trazer benefícios, desde que os alimentos ingeridos possuam determinadas características!
Quais são os alimentos ideais para a ceia?
Como snack, recomendam-se alimentos que possuam um elevado valor nutritivo, e que a sua ingestão seja cerca de meia hora antes de dormir.
Como efeito positivo adicional, esta refeição antes do sono ajudará ao bom funcionamento do seu metabolismo quer ao longo da noite, quer no início do seu dia, ajudando a que acorde sentindo-se mais recuperado e com mais energia.
Frutas
Apesar de possuírem frutose, são um excelente complemento ao seu final de dia, uma vez que possuem vitaminas e minerais.
Frutas como laranjas e bananas, aumentamma produção de melatonina, promovendo o seu descanso com um sono de maior qualidade!
Sementes e Frutos-Secos
Se a sua alimentação ao longo do dia incomoda níveis altos de sal, introduzir frutos secos na sua ceia pode ser uma boa forma de o ajudar a dormir.
Nesta linha recomendamos Pistáccio e Sementes de abóbora para a produção de melatonina e Cajú devido ao potássio e magnésio, que ajudam a sintetizar serotonina.
Iogurtes
Devido ao cálcio presente em lacticínios deste tipo, a qualidade do sono melhora.
Adicionalmente a presença de caseína é um excelente reforço à recuperação muscular, caso o seu trabalho seja de natureza mais física!
Aveia
A aveia além de contribuir para melhorar os seus níveis de melatonina (hormona do sono), também lhe dá uma sensação de satisfação a nível do estômago, prevenindo que acorde com fome no decorrer da noite!
Quais os alimentos a evitar?
Inversamente aos alimentos recomendado, aqui encontraremos alimentos com menos densidade nutritiva mas com um nível de calorias mais elevado, que podem levar a sensação de azia e dificuldades a adormecer.
Contudo, se nesta lista encontrar algum favorito, recorde sempre que uma vez não são vezes!
Doces
Apesar do pico de açúcar ajudar a que se adormeça rapidamente no final do mesmo, a ingestão deste tipo de alimentos tende a causar interrupções do sono, uma vez que o corpo acaba por “pedir” mais. Opte por frutas, como indicado nas sugestões acima!
Cafeína
Como já falamos aqui, a cafeína apesar de trazer propriedades positivas ao decorrer do dia, na hora de dormir, uma vez que inibe a receção das hormonas do sono, previne um descanso de qualidade.
Procure substituir bebidas com cafeína por chás de natureza relaxante, como a camomila!
Álcool
Apesar de ajudarem a abrandar o ritmo, e a adormecer, as bebidas alcoólicas funcionam como diurético, promovendo a eliminação de líquidos do seu corpo, e causando a sensação de secura e desidratação durante a noite. Prefira água!
Numa nota final, como sempre, relembramos que qualquer dos produtos Vaid’Agulha é aliado confiável e versátil para noites verdadeiramente bem dormidas e confortáveis, que proporcionam o máximo conforto e uma postura correta da cabeça aos pés, garantindo assim o sono com a qualidade com que sempre sonhou! Contacte-nos!!
Se gostou deste artigo, siga-nos também nas nossas redes sociais.
Caso pretenda uma parceria, ou aquisição de produtos, contacte-nos através do formulário.