Pontualmente lidamos com períodos em que nos sentimos mal descansado e que passamos por noites mal dormidas, mesmo que para isso não aparente existir um motivo aparente. Neste artigo, vamos falar das coisas que, sem darmos conta podem afetar o nosso descanso, e também de sugestões para melhorar o sono e a nossa hora de dormir.
A dificuldade de dormir vem relacionada com as nossas vivências antes da hora de dormir, e nesse sentido a ciência demonstra-nos vários pequenos detalhes sobre o funcionamento do nosso organismo.
No decorrer do dia, para que o nosso corpo consiga lidar com os diversos problemas a resolver ao longo do dia e assim lidar com stress, é produzida uma hormona chamada cortisol, que além de promover o melhor funcionamento do cérebro, também previne o sono. Esta situação gera uma divisão de fatores fisiológicos e cognitivos, no que toca à gestão do stress.
Fisiológica
Como falamos anteriormente, o corpo inicia a produção de cortisol para optimizar o rendimento e melhor funcionamento do cérebro e consequentemente limitando a sensação de sono e até mesmo pondo em causa a qualidade do mesmo. O que a ciência nos diz neste caso, é que conforme os hábitos que tenhamos, podemos moderar a produção do cortisol nas horas finais do dia, de forma a melhorar o nosso descanso.
Cognitiva
Dentro dos fatores cognitivos encontramos tudo o que está relacionado com o que fazemos e podemos alterar conscientemente, são eles relacionados com o foco e a concentração e que permitem condicionar o fator fisiológico. A este fator associamos a inclusão de novos e melhores hábitos, comummente denominados por higiene do sono, que devem recordar de artigos anteriores.
Pode encontrar algumas dicas relacionadas com a Higiene do sono nos pontos seguintes:
– Diminuir a exposição a luz azul, que a ciência comprova contribuir para o nosso estado de alerta
– Implementar horários fixos para o descanso (à semelhança do que fazemos com os bebés, buscando implementar rotinas desde cedo, como o dormir depois do banho, e o alimentar depois de um passeio, para que consigamos adaptar a sua vida ao quotidiano)
– Procurar manter o quarto escuro na altura do descanso
– Adaptar a temperatura do quarto ao seu ponto ideal de conforto e assim se sinta melhor aconchegado, ou então, mais fresco, para o qual recomendamos o Elza, para que consiga dormir confortavelmente mesmo nos meses de calor
– Afastar as fontes de stresse e preocupação nas horas antes ao seu descanso, para que consiga dormir mais descansado
– Veja filmes ou séries repetidas, a sensação de familiaridade e saber o que vem a seguir transmite uma sensação de conforto e um alívio do stress, que são um dos melhores motivadores para o descanso!
Curiosamente, existem alturas em que, inconscientemente executamos estes pequenos truques sem nos darmos conta, como acontecem naqueles sábados de tarde, parados em que todos estes fatores ocorrem naturalmente. Afastámo-nos de preocupações, não existe nenhuma fonte de stress próxima, o conforto é absoluto e damos por nós a ter a melhor sensação de recuperação da semana, cabe a nós então reproduzirmos esta sensação ao longo da semana!
Por fim, relembramos que qualquer dos produtos Vaid’Agulha é aliado confiável e versátil para noites verdadeiramente bem dormidas e confortáveis, que proporcionam o máximo conforto e uma postura correta da cabeça aos pés, garantindo assim o sono com a qualidade com que sempre sonhou! Contacte-nos!!
Estamos cá para ajudar!
Se gostou deste artigo, siga-nos também nas nossas redes sociais.
Instagram – onde pode seguir e rever todos os artigos através dos destaques.
Facebook – onde irá encontrar destaques semanais e partilhas de conteúdo adequado a cada momento!
LinkedIN – Onde encontra todos os nossos contactos profissionais, dicas e recomendações de saúde!
Caso pretenda uma parceria, ou aquisição de produtos, contacte-nos através do formulário ou pelos contactos telefónicos!
Ficamos à sua espera!