O café é uma das bebidas mais consumidas a nível mundial, estando bastante enraizada no nosso dia a dia e nos nossos costumes.
É a bebida que grande parte de nós procura quando precisa de ajuda ao acordar, mas também aquela companhia que não falha nas noitadas de estudo e trabalho, permitindo mais tempo de produtividade.
Mas porque é que nos dá essa sensação? Devido à presença de cafeína.
A cafeína trata-se de um estimulante natural suave, que diminui a receção de hormonas que transmitem a mensagem de cansaço ao cérebro, contribuindo para que assim nos possamos manter concentrados ou obter um melhor nível de concentração.
O conteúdo de Cafeína nos produtos
Mesmo sendo o café o principal produto consumido com este estimulante, esta pode ser encontrada em muitos outros.
Além dos grãos de café podemos encontrar cafeína em Chás, Cacau, Bebidas energéticas, refrigerantes, frutas, como o guaraná, e alguns medicamentos.
Como podemos ver, grande parte dos produtos onde encontramos cafeína são líquidos, o que faz com que grande parte deste estimulante seja tomado nessa forma e com o objetivo de nos manter acordados, nomeadamente em Café, Chá-verde e bebidas energéticas!
Os seus efeitos
Ao consumir bebidas e outros tipos de alimentos cafeinados, o corpo absorve a cafeína rapidamente, sendo os seus efeitos sentidos entre 30 a 60 minutos após o seu consumo.
No cérebro, a cafeína bloqueia os recetores de adenosina, uma hormona que promove o sono. Durante o funcionamento normal do organismo, a adenosina vai sendo acumulada no cérebro ao longo do dia, e quanto maior a sua quantidade mais sono sentimos. Ao bloquear este processo, faz-nos conseguir manter concentrados e alerta.
Contudo, este efeito pode perturbar os ciclos do sono e causar problemas a nível do sono e do descanso apesar dos benefícios que nos traz durante o dia.
O seu consumo em horários mais próximos do horário de descanso pode causar insónias, dado que prevenimos o funcionamento normal das hormonas do sono.
A longo prazo pode causar o efeito curioso de causar os seus consumidores mais sonolentos, devido à necessidade da presença deste estimulante no corpo, traduzindo-se em sensações de sonolência e cansaço.
Como melhorar o descanso se não quiser abdicar desta bebida?
Visto que a cafeína pode ser benéfica e prejudicial dependendo das quantidades consumidas, é uma mais-valia encontrar um nível de consumo ideal para si, conforme o conforto que sente ao consumi-lo e o que sente quando o toma em diferentes horas do dia.
Pode então, optar por toma-lo apenas durante o dia, e evitar tomar café, ou qualquer outro alimento com cafeína, em horários próximos da sua hora de jantar e que possam prejudicar a qualidade do seu descanso.
Claro que nem sempre é claro saber o que funciona para cada um, mas preste atenção a sensações de insónia, dor de cabeça ou até mesmo ansiedade durante o dia, podem ser indicativos que deverá ajustar o seu consumo!
Além de ajustar o consumo, pode optar por outras alterações ao estilo de vida:
- Melhorar o seu ambiente de descanso , assunto que abordamos no artigo anterior.
- Ajustes ao estilo de vida, tais como incluir exercício e actividade física no seu dia-a-dia!
- Manter uma boa rotina de sono e descanso!
Numa nota final, como sempre, relembramos que qualquer dos produtos Vaid’Agulha é aliado confiável e versátil para noites verdadeiramente bem dormidas e confortáveis, que proporcionam o máximo conforto e uma postura correta da cabeça aos pés, garantindo assim o sono com a qualidade com que sempre sonhou! Contacte-nos!!
Se gostou deste artigo, siga-nos também nas nossas redes sociais.
Caso pretenda uma parceria, ou aquisição de produtos, contacte-nos através do formulário.