Ao longo do último século, que a questão do sono e da memória são alvo de curiosidade quer por cientistas, quer por todos os que usufruem de uma boa noite de sono. Nós, como profissionais da área e que trabalham com o objetivo que todos tenham um excelente sono e assim ajudar todos os nossos parceiros e clientes a ter uma memória brilhante não somos exceção à regra, no sentido de melhorar a sua qualidade de vida, mas também para garantir que as suas memórias valiosas não se percam!
Neste artigo, vamos então falar sobre a relação da memória com o descanso e como estes se relacionam, no fundo da página encontra os links para as nossas redes sociais, não perca!
Como está relacionado o sono e a memória?
Ambos partilham o ponto comum de processamento de novas informações. Ter uma boa quantidade de descanso ajuda a assegurar que o cérebro irá ter a capacidade para processar novas informações após acordado.
Inversamente, dormir depois de qualquer processo de aprendizagem, seja ele estudo ou trabalho, ajuda a que esta nova informação seja transformada em memória e armazenada no cérebro.
Este processo ocorre um pouco ao longo de todas as fases do sono, desde o s leve, ao REM (onde ocorre a maior parte dos sonhos).
O sono REM de uma extrema importância para a nossa memória, uma vez que permite, além do repouso, implementar novas memórias numa espécie de simulação sensorial que apenas ocorre no nosso cérebro.
E a falta de sono? Afecta a Memória?
Pessoas que não têm uma quantidade de horas dormidas adequada às suas necessidades, podem começar a sentir sintomas de privação do sono.
Um dos mais comuns é, precisamente, a dificuldade de se lembrar de coisas.
Isto sucede porque o cérebro não tem tempo suficiente para criar novos caminhos para difundir a informação obtida mais recentemente, afetando a maneira de como as memórias são consolidadas.
De modo a otimizar este processo, é recomendado manter hábitos de descanso saudáveis, horas a menos pode, trazer complicações, mas o excesso de horas na cama também pode levar a outras dificuldades cognitivas, por isso deixamos uma breve tabela síntese para a quantidade de sono recomendada para as várias idades, de acordo como o Sleep Foundation:
Crianças | 9 a 14h |
Adolescentes | 8 a 10h |
Adultos | 7 a 9h |
Séniores | 7a 8h |
Um colchão de qualidade pode ajudar?
É facto então, que a qualidade do sono se reflete na nossa memória, havendo uma correlação na qualidade do nosso sono com a nossa capacidade de uso das nossas memórias e armazenamento de novas aprendizagens para uma correta aplicação das mesmas no futuro.
Como tal, não podemos deixar de parte o papel fundamental de um bom colchão para o ajudar a conseguir uma boa noite de sono.
Na Vaid’Agulha preocupamo-nos com todos os pormenores que potenciam a qualidade do seu descanso, produzindo Toppers e Sur Matelas , Colchões de várias gamas e designs (desde o Elza ao Bio Natural)
Qualquer dos produtos Vaid’Agulha é aliado confiável e versátil para noites verdadeiramente bem dormidas e confortáveis, que proporcionam o máximo conforto e uma postura correta da cabeça aos pés, garantindo assim o sono com a qualidade com que sempre sonhou! Contacte-nos!!
Se gostou deste artigo, siga-nos também nas nossas redes sociais.
Caso pretenda uma parceria, ou aquisição de produtos, contacte-nos através do formulário.