É sabido que existe uma relação entre a qualidade do nosso descanso e a nossa atividade física.
Hoje trazemos um artigo que nos fala precisamente deste tema e de como melhorar a sua qualidade de vida!
Como é que o exercício afeta o sono?
Existem vários benefícios em praticar exercício com regularidade, entre eles, a diminuição da probabilidade de contrair diversas doenças, tais como a diabetes e o cancro, melhorar as capacidades físicas e também melhorar a qualidade de vida. Estas vantagens são observáveis em todos os grupos de pessoas, desde as mais saudáveis, até aos idosos, que diminuem inclusive as suas probabilidades de contraírem uma lesão grave numa queda.
O exercício também melhora a qualidade do sono! Nomeadamente, quando falamos de exercício com uma intensidade moderada a elevada, reduzindo o tempo que demoramos a adormecer e também o tempo que permanecemos na cama acordardes durante a noite. Além disso, a atividade física ajuda a aliviar a sensação de sono durante um dia, e em alguns casos até mesmo diminuírem a necessidade de medicamentos para dormir!
Quando comparado com exercício físico, trabalhos que incluam muito trabalho manual não se traduzem numa melhoria da qualidade do sono. Um dos grandes motivos para isso, é o facto de muitos desses trabalhos se basearem em movimentos repetitivos durante longos períodos, que acabam muitas vezes por se traduzir em dores pelo corpo, que eventualmente se tornam em períodos de sono menos relaxantes. Nestas situações é recomendado um bom colchão, tal como o Bio Natural, que se molda ao seu corpo distribuindo a pressão em níveis recomendados proporcionando um sono mais relaxante e, simultaneamente, promove a recuperação do seu corpo!
Existe algum problema em fazer exercício antes de dormir?
Apesar de a prática de exercício físico ser recomendada, a altura em que é feito também tem um peso importante, visto que a prática de exercício físico nas horas que antecedem o ir dormir podem afetar negativamente o seu descanso.
Isto acontece porque a prática de um exercício de intensidade moderada a intensa pode aumentar o ritmo cardíaco, níveis de adrenalina e também a temperatura do corpo. Estas alterações podem causar com que adormecer seja um processo mais prolongado.
E, inversamente, como é que o descanso afeta o exercício?
Não existem pesquisas tão aprofundadas sobre de que maneira o sono pode afetar o exercício e a atividade física, contudo, é observável que indivíduos com pior qualidade no seu sono tendem a ser menos ativos do que indivíduos com ciclos de sono saudáveis e regenerativos. Por exemplo, pessoas com dificuldades em dormir, como insónias, são muito menos propícias a realizar exercício físico.
O importante a reter, é que uma boa noite de sono, irá ajudá-lo a sentir-se descansado e recuperado, o que se pode traduzir em motivação para a prática de exercício no decorrer do dia seguinte. Contudo, apenas a alteração dos hábitos de descanso pode não ser suficiente para motivá-lo a realizar exercício físico, mas estamos consigo para ajudá-lo a dar esse primeiro passo!
Qualquer dos produtos Vaid’Agulha é aliado confiável e versátil para noites verdadeiramente bem dormidas e confortáveis, que proporcionam o máximo conforto e uma postura correta da cabeça aos pés, garantindo assim o sono com a qualidade com que sempre sonhou! Contacte-nos!!
Se gostou deste artigo, siga-nos também nas nossas redes sociais.
Caso pretenda uma parceria, ou aquisição de produtos, contacte-nos através do formulário.