Dormir com Música é bom para si!

musica dormir

A música é das mais populares formas de arte e, enquanto é mais reconhecida por conseguir pôr-nos em movimento, pode também ser uma ferramenta para melhorar a qualidade do sono e ajuda-lo a dormir melhor. Vejamos como!

A música pode ajudar a adormecer?

É geralmente conhecido por todos os pais, principalmente pela sua experiência pessoal, que canções de embalar e músicas (na sua maioria) calmas conseguem ajudar os bebés a adormecer. Esta ocorrência é verificável não só em bebés, mas em crianças de várias idades.

Felizmente, este fenómeno não é observável apenas em crianças, estando registado que pessoas em todos os grupos etários declaram sentir uma melhoria no seu descanso se dormir após 45 minutos de audição de música calma.
Aliás, registam-se melhorias na ordem da redução do tempo necessário para adormecer dos 60 para os 10 minutos quando a música é incorporada na rotina de descanso por mais de 10 dias!

Mas porque é que a música nos ajuda a dormir?

Ouvir música causa uma série de reações químicas no nosso cérebro, desencadeadas pela receção das ondas sonoras nos nossos ouvidos.

O que os estudos sobre este tema nos dizem, é que o ouvir música tem efeitos nas hormonas que regulam o nosso estado de alerta e de sensações positivas, mais especificamente o cortisol e a dopamina.

música, dormir, descansar

O Cortisol é comummente reconhecido como a hormona do stress, estando associado a sensações de desconforto, necessidade de concentração e estado de alerta, causando um descanso pouco restaurador. Ouvir música diminui os níveis desta hormona, explicando também o porquê da música ser uma excelente aliada no que toca a acalmar-nos e a regular o stress.

A Dopamina, por outro lado, é uma hormona responsável por sensações positivas de sensação de bem-estar, sendo libertada ao realizarmos atividades que nos satisfazem. Ouvir música, sendo uma atividade que geralmente associamos ao positivismo, permite uma libertação desta hormona, promovendo sensações positivas que ajudam a ultrapassar dificuldades a adormecer.

A combinação dos efeitos que a música tem na libertação destas hormonas, faz com que sejam uma excelente ferramenta a adicionar às nossas rotinas de descanso.

Qual o tipo de música mais apropriado para dormir?

Esta questão não se prende meramente aos géneros de música, mas mais ao tipo de intensidade que têm e o ritmo a que as composições são executadas. Pelo que, para os melhores efeitos, o recomendado é incluir na sua lista de reprodução músicas que goste.

Deve, no entanto dar prioridade a músicas que considerem mais calmas e que saiba que o ajudam a relaxar, e com ritmos mais lentos, uma vez que o corpo terá a tendência a adaptar-se ao ritmo da música que estará a ouvir. Tenha em mente que o ritmo cardíaco enquanto está a dormir é de entre 60 a 100 batidas por minuto, procure uma seleção musical dentro deste intervalo!

Se preferir, pode encontrar diversas listas disponíveis nas aplicações de música mais comuns, incluindo o youtube!

música, dormir, batimento

Como inserir a música na rotina de descanso?

  • Faça da música um hábito! – 45 minutos antes da sua hora de dormir, experimente!
  • Escolha músicas de que realmente goste, com atenção a que sejam calmas e pausadas!
  • Evite música que possa causar reações emocionais fortes.
  • Procure que as condições no quarto onde vai dormir sejam aconchegadoras!
  • Utilize um colchão Vaid’Agulha para garantir que a posição do seu corpo é ergonómica!

Qualquer dos produtos Vaid’Agulha é aliado confiável e versátil para noites verdadeiramente bem dormidas e confortáveis, que proporcionam o máximo conforto e uma postura correta da cabeça aos pés, garantindo assim o sono com a qualidade com que sempre sonhou! Contacte-nos!!

Se gostou deste artigo, siga-nos também nas nossas redes sociais.

Instagram
Facebook
LinkedIN

Caso pretenda uma parceria, ou aquisição de produtos, contacte-nos através do formulário.